O QUE É O CORFEBOL

O QUE É O CORFEBOL

O Corfebol surgiu na Holanda no ano de 1902 inventado por um professor de Educação Física, Nico Broekhuvesen inspirado por um jogo que conhecera na Suécia chamado “Ringball”.
Na Holanda, o “ring” (aro metálico) sueco foi substituído pelo “korf” (cesto de vime), originando o Korfball, que numa tradução livre significa bola (ball) ao cesto (korf) e cujo “aportuguesamento” levou à palavra Corfebol.”
Naquela altura a Associação de Educação Física de Amesterdão pretendia um jogo que pudesse ser praticado por jovens de ambos os sexos, não fosse muito dispendioso, requeresse uma atividade física geral e que fosse atrativo para os jovens.
Nesse âmbito o Professor Nico Broekhuvesen introduz o Corfebol com a ideia de manter as crianças ocupadas e afastadas de problemas de delinquência juvenil, bastante comuns na época. Na altura viviam-se na Holanda os efeitos da Revolução Industrial, e os pais dos alunos trabalhavam geralmente mais de 12 horas por dia, ficando as crianças grande parte do dia sozinhas.
As equipas eram constituídas por 12 elementos,6 rapazes e 6 raparigas, condição ideal para as turmas da altura, que eram constituídas por cerca de 40 a 50alunos. O Corfebol colocava em prática, simultaneamente, 24 jogadores.